Código de Conduta - R-Ladies São Paulo
As R-Ladies se dedicam a proporcionar uma experiência livre de assédio para todos, todas e todes. Não toleramos qualquer tipo de assédio a participantes.
Este código de conduta se aplica a todos os espaços das R-Ladies, incluindo Meetups, Twitter (X), Slack, listas de discussão, Youtube, Telegram, tanto on-line quanto off-line. Qualquer pessoa que violar este código de conduta poderá ser sancionada ou expulsa desses espaços, a critério das Equipes de Liderança Local e/ou Global.
Alguns espaços das R-Ladies podem ter regras adicionais em vigor, que serão claramente disponibilizadas a participantes, que são responsáveis por conhecer e respeitar essas regras.
Entende-se como assédio:
Comentários ofensivos relacionados a gênero, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, deficiência, doença mental, neuro(a)tipicidade, aparência física, tamanho corporal, idade, raça ou religião.
Comentários indesejados sobre as escolhas e práticas de estilo de vida de uma pessoa, inclusive aquelas relacionadas à alimentação, saúde, parentalidade, drogas e emprego.
Erro deliberado de gênero ou uso de nomes “mortos” ou rejeitados.
Imagens ou comportamentos sexuais gratuitos ou fora de contexto em espaços inapropriados.
Contato físico e contato físico simulado (por exemplo, descrições textuais como “abraço” ou “massagem nas costas”) sem consentimento ou após um pedido para parar.
Ameaças de violência.
Incitação à violência contra qualquer indivíduo, inclusive encorajar uma pessoa a cometer suicídio ou a se automutilar.
Intimidação deliberada.
Perseguição ou invasão de privacidade.
Fotografias ou gravações assediadoras, incluindo o registro de atividades on-line para fins de assédio.
Interrupção contínua da fala.
Atenção sexual indesejada.
Padrão de contato social inadequado, como solicitar/assumir níveis inadequados de intimidade com outras pessoas.
Continuação da comunicação individual após pedido de interrupção.
Revelação deliberada de qualquer aspecto da identidade de uma pessoa sem o seu consentimento, exceto quando necessário para proteger pessoas vulneráveis de abuso intencional.
Publicação de comunicações privadas não-assediantes.
As R-Ladies priorizam a segurança das pessoas marginalizadas em detrimento do conforto das pessoas privilegiadas. As Equipes de Liderança Local ou Global não agirão com base em reclamações relacionadas a:
“Reversões”, incluindo “racismo reverso”, “sexismo reverso” e “cisfobia”.
Comunicação razoável de limites, como “deixe-me em paz”, “vá embora” ou “não vou discutir isso com você”.
Comunicação em um “tom” que você não considera agradável.
Críticas a comportamentos ou suposições racistas, sexistas, cissexistas ou opressivas de outra forma.
Nos aplicativos de mensageria usados pelo grupo (Telegram, Whatsapp, Slack, etc)
Evite usar nomes de usuário ou fotos de perfil abertamente sexuais ou ofensivos que possam prejudicar um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todos.
Não publique texto/capturas de tela de nada compartilhado sem o consentimento explícito da pessoa autora. Isso inclui capturas de tela de mensagens privadas para canais públicos, bem como conversas em canais públicos para qualquer lugar fora do canal das R-Ladies.
Denúncias
Se estiver sofrendo assédio por parte de um membro/convidado/participante em algum evento das R-Ladies, ou ainda se perceber que outra pessoa está sofrendo assédio ou se tiver qualquer outra preocupação, entre em contato com a Equipe de Liderança Local pelo email certificados.rladiessp[at]gmail[dot]com ou com a Equipe de Liderança Global por meio do endereço reporting[at]rladies[dot]org. As incidências locais serão tratadas em conjunto com a organização local. Se a pessoa que estiver assediando você fizer parte da equipe, ela não participará da resolução do incidente. Responderemos o mais prontamente possível.
Este código de conduta aplica-se aos espaços das R-Ladies, mas se você estiver sendo assediada por um membro/convidado/participante das R-Ladies fora de nossos espaços, ainda assim queremos saber. Levaremos a sério todas as denúncias de boa-fé de assédio por membros da R-Ladies, especialmente das Equipes de Liderança Local e Global. Isso inclui assédio fora de nossos espaços e assédio ocorrido em qualquer momento. As Equipes de Liderança Local e Global reservam-se o direito de excluir pessoas do grupo R-Ladies com base em seu comportamento anterior, incluindo o comportamento fora dos espaços das R-Ladies e comportamento às pessoas externas às R-Ladies.
Para proteger os voluntários contra abusos e esgotamento, reservamo-nos o direito de rejeitar qualquer denúncia que acreditemos ter sido feita de má-fé. As denúncias destinadas a silenciar críticas legítimas podem ser excluídas sem resposta.
Respeitaremos as solicitações de confidencialidade com o objetivo de proteger as vítimas de abuso. A nosso critério, podemos citar publicamente o nome de uma pessoa sobre a qual recebemos reclamações de assédio ou alertar privadamente terceiros sobre ela, se acreditarmos que isso aumentará a segurança dos membros do R-Ladies ou do público em geral. Não citaremos o nome das vítimas de assédio sem o consentimento delas.
Consequências
Espera-se que o comportamento assediador seja interrompido imediatamente quando pedido.
Se um(a) participante se comporta como assediador, as Equipes de Liderança Local e/ou Global. podem tomar qualquer ação que julgarem apropriada, inclusive banimento do(a) referido(a) participante de todos os espaços das R-Ladies e identificação do(a) participante para outros membros da comunidade R-Ladies ou para o público em geral.
Esta política está licenciada sob a licença Creative Commons Zero.