Código de Conduta - R-Ladies São Paulo

As R-Ladies se dedicam a proporcionar uma experiência livre de assédio para todos, todas e todes. Não toleramos qualquer tipo de assédio a participantes.

Este código de conduta se aplica a todos os espaços das R-Ladies, incluindo Meetups, Twitter (X), Slack, listas de discussão, Youtube, Telegram, tanto on-line quanto off-line. Qualquer pessoa que violar este código de conduta poderá ser sancionada ou expulsa desses espaços, a critério das Equipes de Liderança Local e/ou Global.

Alguns espaços das R-Ladies podem ter regras adicionais em vigor, que serão claramente disponibilizadas a participantes, que são responsáveis por conhecer e respeitar essas regras.

Entende-se como assédio:

As R-Ladies priorizam a segurança das pessoas marginalizadas em detrimento do conforto das pessoas privilegiadas. As Equipes de Liderança Local ou Global não agirão com base em reclamações relacionadas a:

Nos aplicativos de mensageria usados pelo grupo (Telegram, Whatsapp, Slack, etc)

Denúncias

Se estiver sofrendo assédio por parte de um membro/convidado/participante em algum evento das R-Ladies, ou ainda se perceber que outra pessoa está sofrendo assédio ou se tiver qualquer outra preocupação, entre em contato com a Equipe de Liderança Local pelo email certificados.rladiessp[at]gmail[dot]com ou com a Equipe de Liderança Global por meio do endereço reporting[at]rladies[dot]org. As incidências locais serão tratadas em conjunto com a organização local. Se a pessoa que estiver assediando você fizer parte da equipe, ela não participará da resolução do incidente. Responderemos o mais prontamente possível.

Este código de conduta aplica-se aos espaços das R-Ladies, mas se você estiver sendo assediada por um membro/convidado/participante das R-Ladies fora de nossos espaços, ainda assim queremos saber. Levaremos a sério todas as denúncias de boa-fé de assédio por membros da R-Ladies, especialmente das Equipes de Liderança Local e Global. Isso inclui assédio fora de nossos espaços e assédio ocorrido em qualquer momento. As Equipes de Liderança Local e Global reservam-se o direito de excluir pessoas do grupo R-Ladies com base em seu comportamento anterior, incluindo o comportamento fora dos espaços das R-Ladies e comportamento às pessoas externas às R-Ladies.

Para proteger os voluntários contra abusos e esgotamento, reservamo-nos o direito de rejeitar qualquer denúncia que acreditemos ter sido feita de má-fé. As denúncias destinadas a silenciar críticas legítimas podem ser excluídas sem resposta.

Respeitaremos as solicitações de confidencialidade com o objetivo de proteger as vítimas de abuso. A nosso critério, podemos citar publicamente o nome de uma pessoa sobre a qual recebemos reclamações de assédio ou alertar privadamente terceiros sobre ela, se acreditarmos que isso aumentará a segurança dos membros do R-Ladies ou do público em geral. Não citaremos o nome das vítimas de assédio sem o consentimento delas.

Consequências

Espera-se que o comportamento assediador seja interrompido imediatamente quando pedido.

Se um(a) participante se comporta como assediador, as Equipes de Liderança Local e/ou Global. podem tomar qualquer ação que julgarem apropriada, inclusive banimento do(a) referido(a) participante de todos os espaços das R-Ladies e identificação do(a) participante para outros membros da comunidade R-Ladies ou para o público em geral.

Esta política está licenciada sob a licença Creative Commons Zero.