Pacotes em R de Dados Brasileiros

Evento da R-Ladies São Paulo

Pacotes
Comunidade
Eventos
Autoras

Beatriz Milz

Luana Antunes

Haydee Svab

Katia Mine

Michele Caramigo

Angela Valle

Data de Publicação

2 de dezembro de 2023

Introdução

No dia 22 de novembro de 2023, a comunidade R-Ladies São Paulo teve a alegria de se reunir no escritório do Airbnb em São Paulo para um evento muito especial: Pacotes em R de Dados Brasileiros. Neste evento, tivemos várias apresentações sobre o tema, que serão abordadas nesse texto.

Além das apresentações, tivemos momentos para networking, onde pudemos conhecer novas pessoas da comunidade, discutir ideias, compartilhar experiências e fortalecer nossos laços. E claro, tudo isso junto a um café maravilhoso, oferecido pelo Airbnb.

Este evento é o resultado da participação da Haydee Svab no programa de Campeãs e Campeões da rOpenSci, apresentando um pouco sobre o programa e também o pacote desenvolvido por ela neste ano.

Nesse post, falaremos um pouco sobre as apresentações realizadas, e também trazendo alguns relatos de pessoas que participaram do evento.

Foto do evento

Relatos de participantes

A Bea e a Haydée trouxeram questões importantes para este evento, e para todas as pessoas presentes, principalmente em relação às diferentes bases de dados que temos que trabalhar e as soluções possíveis para realização de consultas e harmonização das bases. Sempre num ambiente acolhedor proporcionado pelas RLadies e pelo Airbnb que foi o anfitrião deste encontro, nós mulheres (em massiva maioria) ganhamos espaço para trocar conhecimento, fazer conexões. Um encontro muito bacana, leve e acolhedor, num ambiente 5 estrelas! (Katia Mine)

Venho participando com frequência dos eventos da R-ladies São Paulo, sinto-me acolhida, em um ambiente harmonioso, com oportunidade para aprendizado e motivação para novos desafios profissionais. (Michele Caramigo)

Apresentações

Boas vindas ao Airbnb, por Angela Valle

Angela foi nossa principal host no Airbnb! Ela fez a abertura do evento, falando um pouco sobre o Airbnb e sua missão: ajudar a construir conexões entre as pessoas e tornar o mundo mais aberto e inclusivo.

“Foi uma experiência muito gratificante e frutífera, adoraria repetir mais vezes e continuar essa colaboração. Apoiar estes encontros, e o trabalho que o grupo R-Ladies realiza ao redor do mundo, alinha com a missão e os valores do Airbnb pois contribui com a promoção da diversidade e inclusão, principalmente na comunidade tecnológica. Dentro do Airbnb nós nos esforçamos para incorporar esses princípios em todos os aspectos das operações da empresa.” - Angela Valle, Airbnb

Conhecendo as R-Ladies São Paulo, por Luana Antunes

A Luana apresentou à comunidade R-Ladies São Paulo pela primeira vez abordando o porquê existimos, qual é o nosso público alvo e, principalmente, deixando o convite para quem quer fazer parte da comunidade e de nossas atividades futuras.

Slides disponíveis em: https://r-ladies-sao-paulo.github.io/2023-11-pacotes-br/slide-rladies.html

rOpenSci e o Programa de Campeões/Campeãs, por Haydee Svab

A Haydee trouxe uma visão empolgante sobre a organização rOpenSci, explicando como essa iniciativa promove a ciência aberta, reprodutível e de qualidade através do uso de dados compartilhados e softwares open-source/livres, em especial com uso de pacotes e ferramentas em R. Ela apresentou o Programa de Campeões/ãs, de que participou ao longo de 2023, com destaque para a atuação de pessoas da América Latina, seja como menores/as ou campões/ãs.

Haydée explicou os objetivos e os critérios de elegibilidade do programa e também destacou a importância da criação da infraestrutura social. ou seja, o fortalecimento da comunidade. Afinal, nos momentos de dificuldade poder contar com mentoria é crucial para o sucesso de um projeto (de pesquisa, do desenvolvimento de pacote, etc).

Slides disponíveis em:

https://hsvab.github.io/2023-11-22-MeetUp-Rladies-SP_ropensci

Pacotes em R de Dados Brasileiros, por Beatriz Milz

Nesta apresentação, iniciamos com alguns conceitos importantes: o que é um pacote? Como conseguimos instalar pacotes? O que são repositórios de pacotes? Como conseguimos instalar pacotes disponíveis em outros repositórios além do CRAN, como o GitHub, e o R-universe. Depois de saber como instalar pacotes, foram citados vários pacotes em R voltados para dados brasileiros. Foi uma ótima oportunidade para destacar como a nossa comunidade está contribuindo de forma significativa para tornar dados locais mais acessíveis, além de destacar a atuação da comunidade brasileira no desenvolvimento de pacotes em R.

Slides disponíveis em: https://r-ladies-sao-paulo.github.io/2023-11-pacotes-br/slide-pacotes-br.html

Introdução ao pacote odbr, por Haydée Svab

A Haydée é consultora, pesquisadora e professora nos temas Mobilidade Urbana, Cidades Inteligentes, Governo Digital e Ciência de Dados. No mestrado, ela utilizou os dados da pesquisa origem-destino realizadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), realizando uma análise da evolução dos padrões de deslocamento na RMSP sob uma perspectiva de gênero.

Para facilitar a utilização destes dados por outras pessoas, a Haydée desenvolveu o pacote odbr, durante o programa de Campeãs e Campeões da rOpenSci.

Haydee fez uma introdução ao pacote odbr (Svab et al. 2023), uma ferramenta poderosa que disponibiliza dados de pesquisas origem-destino no Brasil. Ela apresentou as 3 principais funções do pacote: read_od() para obtenção dos dados tabulares, read_map() para obtenção dos mapas e o read_dictionary() para obtenção dos dicionários de dados, que estarão disponíveis em 3 línguas: português, inglês e espanhol. Sua apresentação também mostrou como foi o processo de desenvolver um pacote pela primeira vez, quais foram suas dificuldades no desenvolvimento e disponibilização no CRAN.

O pacote odbr está disponível no CRAN, podendo ser instalado utilizando o seguinte comando: install.packages("odbr")

Slides disponíveis em: https://hsvab.github.io/2023-11-22-MeetUp-Rladies-SP_odbr/

Introdução ao pacote geobr, por Beatriz Milz

A última apresentação foi uma introdução super rápida ao geobr (Pereira et al. 2023), um pacote que facilita o acesso a dados públicos geoespaciais do Brasil. Focamos em entender como descobrir quais são os dados disponíveis no geobr, e como podemos começar a visualizar esses dados usando o pacote ggplot2. Fizemos um exemplo incremental de um mapa usando apenas dados obtidos no geobr, buscando explorar como estão especializadas as escolas que oferecem o ensino médio no município de São Paulo. Todos os códigos estão disponíveis no slide.

Slides disponíveis em: https://r-ladies-sao-paulo.github.io/2023-11-pacotes-br/slide-geobr.html

Apoio

Agradecemos imensamente ao apoio do Airbnb, a RConsortium, e a rOpenSci, que tornaram este evento possível:

  • Airbnb: apoio ao evento cedendo o espaço e oferecendo um maravilhoso coffee, durante todo o evento. Agradecemos imensamente a Angela Valle, por realizar a ponte entre a R-Ladies São Paulo e o Airbnb, e conseguindo o apoio do espaço e do coffee break.

  • RConsortium: apoio financeiro que viabilizou custear os auxílios de transporte para as pessoas que solicitaram, além das camisetas usadas pela equipe e que também foram sorteadas!

  • rOpenSci: como citado anteriormente, este evento é resultado da participação da Haydée Svab no programa de Campeãs e Campeões. Agradecemos a organização e, em especial, Yanina Bellini e às pessoas participantes do programa!

Convite

Não deixem de seguir a R-Ladies São Paulo em nossas redes sociais e se juntar ao nosso grupo no Telegram. Até o próximo encontro!

Autoria

Post escrito colaborativamente por:

Referências

Pereira, Rafael H. M., Caio Nogueira Goncalves, Paulo Henrique Fernandes de Araujo, Guilherme Duarte Carvalho, Rodrigo Almeida de Arruda, Igor Nascimento, Barbara Santiago Pedreira da Costa, et al. 2023. geobr: Download Official Spatial Data Sets of Brazil. https://github.com/ipeaGIT/geobr.
Svab, Haydee, Beatriz Milz, Diego Rabatone Oliveira, e Rafael H. M. Pereira. 2023. odbr: Download Data from Brazil’s Origin Destination Surveys. https://hsvab.github.io/odbr/.