O blog da R-Ladies São Paulo completa um ano! 🎉

Comunidade
Autoras

Beatriz Milz

Haydée Svab

Ana Carolina Moreno

Ornella Scardua Ferreira

Data de Publicação

5 de dezembro de 2023

Introdução

Há um ano, lançamos o blog da R-Ladies São Paulo!

Nosso objetivo era criar um espaço onde as pessoas da comunidade R-Ladies São Paulo e no Brasil pudessem compartilhar conhecimento, experiências e celebrar as conquistas da nossa comunidade.

Hoje, estamos aqui para refletir sobre os momentos marcantes e agradecer a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso deste projeto.

Retrospectiva

Ao longo do ano, publicamos uma série de posts abrangendo uma variedade de tópicos, desde tutoriais técnicos e análises de dados até relatos de eventos e histórias inspiradoras de pessoas da nossa comunidade. Foram 13 posts no total, com três deles traduzidos para o inglês.

Várias pessoas contribuíram com a escrita dos textos!

Foto das pessoas que colaboraram com os textos do blog neste ano.

Posts sobre a comunidade, eventos e relatos pessoas

Posts sobre conceitos ou aplicações com R

Traduções

Para ampliar o público leitor, e possível impacto dos textos na comunidade de R em geral, traduzimos alguns dos nossos textos.

Convite para o blog da R-Ladies Global

O post sobre ações para aumentar a diversidade na comunidade R-Ladies São Paulo foi escrito por uma sugestão da Yanina Bellini, que faz parte da equipe de liderança global da R-Ladies. O texto foi inicialmente publicado lá e repostado neste blog. Isso é ótimo, pois permite que um público maior encontre o texto e, no melhor dos cenários, replique algumas das ações que relatamos no texto. Imagina que legal seria ver outros capítulos da R-Ladies pelo mundo tendo um espaço Gugudadados?

Relatos da comunidade

Comecei a escrever sobre este 1 ano do blog… mas após escrever e reescrever a mesma frase cheguei à conclusão: queria mesmo é refletir sobre a importância do escrever como forma de compartilhar. Escrever para mim é e sempre foi um desafio, e talvez por isso eu tenha ido para a engenharia e não para ciências sociais ao fim do ensino médio. Porém, na graduação percebi (a obviedade de) que a escrita continua sendo fun-da-men-tal mesmo nas STEM: que delícia não é ler “Uma senhora toma chá” ou ver um código bem documentado?!

Aí, durante o mestrado, descobri que o desafiador mesmo para mim era menos a escrita e mais o “me sentir solitária no processo”. Isso vale para escrever texto ou escrever código. E por isso meu depoimento aqui hoje: este blog vem se configurando como um lugar de encontro. Não falo de encontros perfeitos e instagramáveis, refiro-me à uma tessitura de pensamentos múltiplos que as palavras possibilitam ir alinhando. Assim, agradeço a companhia de todas as pessoas que aqui escreveram, escrevem e escreverão <3 (Haydée Svab)

De antemão: é uma honra poder contribuir no post de aniversário de 1 ano do blog da R-Ladies São Paulo assim como foi uma honra ter um post meu publicado no blog da R-Ladies São Paulo! Muito obrigada, meninas! Bem, dentre tantos outros medos, escrever sempre foi uma tarefa deveras temerosa para mim. A sensação ao escrever é a de uma arma apontada para minha cabeça. Sem exagero. Mas quando escrevo, o coração fala. E quando escrevo, geralmente, é porque sou encorajada. O post do Studio Ghibli aqui do blog, por exemplo, foi porque alguém me disse uma vez que poderia virar justamente um post em um blog (lembra, Bea?) - se não fosse isso, certamente estaria “engavetado” na minha nuvem até hoje. Ter esse post publicado no blog da R-Ladies São Paulo foi uma parte do medo da escrita deixado para trás, que, a bem da verdade: vai sem Deus! Acolher, motivar e ensinar é como eu enxergo como sendo as nobres razões da existência deste blog. E por isso tudo, vida longa! (Ornella Scardua Ferreira)

Para complementar, acho que posts reflexivos como esse servem também para inspirar mais pessoas a adotarem o hábito de escreverem sobre temas variados. O processo mental de organizar as ideias e texto ajuda e muito em vários outros processos, principalmente o de aprendizado e também o de ensino. Vale a pena tentar =) (Carol Moreno)

Como contribuir?

Esperamos que mais pessoas se sintam inspiradas para compartilhar suas ideias e experiências no blog da R-Ladies São Paulo também! 

Se você faz parte do público alvo da R-Ladies e gostaria contribuir com algum post ou conteúdo para o blog, a contribuição será muito bem vinda!

Nosso principal público-alvo são as pessoas que se identificam com gêneros sub-representados na comunidade R, portanto: mulheres cis, mulheres trans, homens trans, pessoas não-binárias e queer.

Existem várias formas de contribuir, como:

  • escrever algum texto não-técnico relacionado às atividades do grupo;

  • escrever algum texto técnico para o blog (por exemplo, mostrando alguma análise feita com R por você);

  • escrever algum texto sobre conceitos importantes para estatística, ciência de dados etc;

  • escrever algum tutorial sobre uso de algum pacote;

  • enviar algum texto já publicado em outras plataformas, que possa ser re-compartilhado aqui;

  • entre outros!

Para enviar sua contribuição, escolha um dos caminhos abaixo:

  • Se você faz parte do nosso grupo no telegram, pode falar por lá (de preferência no canal “Blog”).

  • Se você já usa o GitHub, pode criar uma issue com a sua ideia.

  • Ou, entre em contato com a Beatriz Milz, que é a mantenedora atual do blog: milz.bea@gmail.com . Deixe claro no assunto do email o assunto (ex: [BLOG R-LADIES SÃO PAULO] ….)

Conclusão

Agradecemos a todas as pessoas por fazerem parte desta jornada conosco, desde as pessoas que escreveram textos até as pessoas que compartilharam em suas redes.

E fica o convite para todas as pessoas que quiserem somar na comunidade por mais anos e anos!

Siga a R-Ladies São Paulo nas redes!

Não deixem de seguir a R-Ladies São Paulo em nossas redes sociais e se juntar ao nosso grupo no Telegram. Assim você fica por dentro de todas as novidades e eventos que estamos organizando!

Autoria

Post escrito colaborativamente, com contribuições de: